DECANTER - QUAL A IMPORTÂNCIA?
- José Rosa
- 16 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Muito se discute a respeito da utilização do decanter e quais são suas vantagens. Nem sempre é tão claro assim para os apreciadores de vinho. Pode parecer uma sofisticação para alguns , até mesmo sem utilidade para outros. Pode ter certeza que que este objeto desempenha um papel fundamental na hora de degustar um bom vinho ressaltando todo aroma e sabor.
A muito tempo os decanters já eram utilizados, a bem da verdade feitos de barro. O mundo foi evoluindo e os decanters foram tomando sua forma entre o bronze, ouro e a prata. Existem relatos que os Romanos, pioneiros no trato do vidro, foram os primeiros a fabricarem objetos para servir o vinho que hoje chamamos de decanter.
O decanter, na forma como conhecemos hoje em dia, normalmente é produzido em vidro ou cristal, uma vez que tais materiais não comprometem a qualidade do vinho. A forma dos atuais não posuem grandes variações, o importante é ter uma base espaçosa, seguido de um pescoço longo e uma entrada média. Algumas peças mais elaboradas e sofisticadas são fabricadas com o cunho mais decorativo. Independente do formato existem duas razões básicas para se decantar um vinho. A primeira e mais óbvia é: separar o vinho de sedimentos que se formaram na garrafa ao longo do seu período de envelhecimento. Na hora de degustar a bebida, a presença desses resíduos pode alterar algumas de nossas percepções, como por exemplo, a textura, a estrutura e os aromas de boca ou retronasais. Em alguns casos, pode se perceber até mesmo gostos mais amargos e adstringentes. De modo geral, isso ocorre com mais freqüência em vinhos tintos antigos, que ficaram armazenados durante muito tempo.
A segunda razão para realizar a decantação ganhou relevância, tornando-se quase uma obrigatoriedade, quando se percebeu que determinados vinhos podiam se beneficiar desse processo. O uso do decanter expõe a bebida ao oxigênio, estimulando a evolução de seus aromas mais sutis e deixando os taninos mais suaves. E por isso isto, que costumeiramente iremos escutar alguém dizer que o vinho precisa respirar, ou então que o vinho melhorou na taça. São os vinhos jovens e encorpados que mais se beneficiam nesse quesito.
Nem todo vinho sera beneficiado pela decantação, vale a pena experimentar antes ou consultar seu Somellier.
Vamos fazer uma degustação? Pegue seu Decanter e experiente com o vinho abaixo:

Comments