OSSOBUCO COM POLENTA CREMOSA E AZEITE TRUFADO
- José Rosa
- 22 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

O Ossobuco Alla Milanese é um clássico, originalmente servido com risoto de açafrão ou com a polenta cremosa.
As duas combinações são maravilhosas mas hoje eu vou me deter a versão com polenta cremosa e com um toque de azeite trufado com uma receita bem simples.
A escolha do vinho para mim sempre tem como prioridade o molho que no caso de um ossobuco de carne de boi vai pedir um vinho mais estruturado, já que com um caldo mais substancioso e com a força do azeite trufado teremos um cenário convidativo a vinhos mais complexos, envelhecidos, sem abrir mão de um bom suporte de acidez.
O frescor neste caso é muito importante para dinamizar a harmonização, sem tornar o conjunto um tanto pesado, enfadonho. Portanto, neste caso, podemos pensar em italianos mais estruturados, como Barolo, Barbaresco, Brunello, Chianti Classico Reserva ou mesmo
um Barbera mais em conta.
Que tal fazer este prato. A receita que vou apresentar está no blog As Boas Coisas da Vida e é do chef Rafael Caldeira:
Receita: Ossobuco com polenta cremosa
(4 pessoas)
Ossobuco
– 4 unidades de ossobuco com cerca de 4 cm de altura
– 2 latas de tomates pelados
– 1 taça de vinho tinto
– 1 bouquet garni (com manjericão, louro, orégano, alecrim e tomilho)
– alho e cebola picados a gosto
– 1 pimenta dedo de moça picada
– salsão picado
– sal a gosto
Polenta cremosa
– 5 xícaras de caldo de carne ou legumes
– 1 1/2 xícara de farinha de milho média
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 1/2 copo de requeijão
– sal a gosto
Finalização
- Azeite Trufado
Comece pelo ossobuco: Numa panela grande, coloque um fio de azeite e frite cada pedaço do ossobuco para selar (até ficar dourado). Retire a carne, coloque mais um fio de azeite na panela (aproveitando aquele tostadinho) e refogue o alho e a cebola. Volte a carne para a panela, tempere com sal e pimenta, coloque o bouquet garni , o salsão e o vinho. Coloque os tomates pelados e um pouco de água, se necessário. Deixe cozinhar lentamente até a carne ficar bem macia (mais ou menos 2 hora e meia), vá colocando um pouco de água (ou caldo de carne) se necessário.
Enquanto a carne cozinha, braços fortes para mexer a polenta. Ferva o caldo e despeje a farinha de trigo lentamente, sempre mexendo para não empelotar. A farinha de trigo demora uns 30 minutos para cozinhar, então, força! Quando a polenta estiver cozida, desligue o fogo e misture a manteiga e o requeijão.
Monte o prato e finalize com um fio de azeite trufado e bom apetite!
Comments