top of page

PERNA DE CORDEIRO E O VINHO

  • Foto do escritor: José Rosa
    José Rosa
  • 25 de out. de 2016
  • 2 min de leitura


A Carne de Cordeiro e o Vinho é sem duvida uma das harmonizações mais antigas.

Era o animal predileto para o sacrifício nas religiões antigas, e também se tornou um símbolo da eucaristia cristã.

Mas este animal também era o prato indispensável em qualquer mesa, conta a história, e vinho nem precisa falar, não podia faltar.

Em Espanha e Portugal este prato é preparado de várias maneiras assado , cozido, com risoto, batatas etc. Todas esta formas de servir são maravilhosas.Perfeito para um almoço de domingo, este prato aceita vários acompanhamentos, desde uma simples polenta até um risoto de brócolis, por exemplo. Assada lentamente, sem pressa nenhuma, é uma carne para tornar qualquer almoço inesquecível.


Mas qual vinho vamos acompanhar este manjar dos Deuses?

Está é uma carne que parece foi concebida para se comer com Cabernet Sauvignon (e os blends clássicos dessa casta).

Como a carne de Cordeiro tem uma trama mais fechada e no seu preparo as ervas são temperos praticamente insubstituíveis , sobretudo o alecrim, a combinação com a família dos Cabernet é ideal, pois estes vinhos são ricos em pirazinas, substâncias que reverberam os temperos do prato. Esta combinação a textura e suculência de um cordeiro bem preparado vai de encontro com a boa estrutura tânica de um Cabernet.


A ESCOLHA DO VINHO

Então sugiro um Bordeaux amadurecido , que é uma clássica combinação para uma perna de Cordeiro assada. O Château de La Riviere AOC Bordeaux Fronsac 2008 é a minha sugestão par este prato, é um vinho com aroma com nuances de coco, alcaçuz, e carvalho. Sabor encorpado, com taninos robustos e notas de madeira. O ano de 2008 foi uma safra mais quente, o clima foi muito melhor que as expectativas, depois de uma primavera que parecia desandar gerando vinhos concentrados como este Château de La Riviere AOC Bordeaux Fronsac 2008.

Ele foi elaborado no Château de La Rivière, propriedade secular, cuja origem remonta ao século 8, época de

Mas não precisamos nos prender somente ao bordales, um grande Cabernet californiano ou chileno com uma perna de cordeiro intensamente temperada fica muito bom.

Esta maravilha de carne de cordeiro também combina com Rioja e Ribera del Duero.

E uma dica interessante, essa carne fria combina de forma surpreendente com vinhos brancos! Que tal experimentar?


Comments


RECENTES

Blog Amigo

PESQUISA POR TAGS
ARQUIVOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page