top of page

PRESENÇA DO VINHO NO BRASIL – UM POUCO DE HISTÓRIA

  • Carlos Cabral, Editora de Cultura, 223
  • 4 de jan. de 2017
  • 1 min de leitura

Da curiosidade de um especialista em vinhos, nascem os caminhos de busca que conduzem a informações inéditas sobre quando, como, por que e até onde o brasileiro consumiu, produziu e comercializou vinho em cinco séculos de história. No percurso lançado pelo expert Carlos Cabral, o leitor encontrará capítulos de leitura apaixonante, desde a incrível capacidade dos índios brasileiros de criar vinhos e licores de frutas e raízes até o problema dos jesuítas, que precisavam de vinho de uva para rezar missa. Do consumo milionário de vinhos seletíssimos pela Casa Real no Segundo Império à intensa atividade dos falsificadores de vinhos no início da república, da saga dos imigrantes, que lançaram as raízes da vitivinicultura nacional, às primeiras sociedades de amigos do vinho, este livro passeia pela história cultural brasileira com a elegância proposta por seu tema. Tudo coroado por uma antologia de textos que refere as primeiras vinhas plantadas no Brasil e chega até a conquista da qualidade dos vinhos nacionais no século XXI.


Carlos Cabral é um dos maiores estudiosos do vinho no Brasil. Esta obra, publicada em 2004, prontamente se tornou a principal referência sobre a história do vinho em solo nacional. Ela remonta a tempos pré-coloniais, em que os índios produziam “vinhos” das frutas que encontravam por aqui, passando pela chegada dos primeiros viticultores e pela colonização italiana, em um panorama de como a indústria evoluiu até os anos 2000.

O livro é rico em informações e curiosidades que poucos conhecem sobre a história do vinho no Brasil. Quem quer compreender como e por que chegamos até aqui, precisa ler.


Aproveite esta oferta da SARAIVA






Comments


RECENTES

Blog Amigo

PESQUISA POR TAGS
ARQUIVOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page