É VERÃO ! QUE TAL UMA SALADA?
- José Rosa
- 7 de jan. de 2017
- 3 min de leitura

As altas temperaturas também chegaram aqui no blog Wine and Food. Por conta do calor, os hábitos alimentares mudam e a dica é consumir alimentos leves, refrescantes os mais coloridos possíveis para manter a saúde e a energia e aproveitar a estação mais animada do ano!
Neste sentido as saladas são indispensáveis pois são uma alimentação leve, nutritiva e saudável. As folhas e vegetais são importantes, por serem ricos em fibras – que contribuem para o funcionamento do intestino, ajudando na digestão. Além disso, são fontes de vitaminas e sais minerais que ajudam a manter o nosso organismo em perfeito funcionamento.
A salada passa a ser ainda mais interessante pelo alto poder hidratante que a mesma possui. A preparação é simples e, por ter rápida digestão, evita a sensação de estômago cheio e moleza pós-refeição.
Pensando no bem estar de forma saborosa, selecionei quatro receitas de saladas, baseado nas criações dos chefs e nutricionistas de grandes restaurantes, que prezam pela saúde e também pelo paladar aguçado. Confira:
Salada Malfitana

Ingredientes
1 kg de camarão rosa grande
400 gramas de alface romana
2 talos de erva doce
500 ml de vinagre balsâmico
100 ml de azeite extra virgem
3 colheres de sopa de mel de laranjeira
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Cozinhe em 500 ml de água os camarões temperados com sal e pimenta a gosto. Em outra panela, deixe o vinagre balsâmico reduzir pela metade. Adicione o mel e o azeite. Disponha as folhas e a erva doce cortadas à juliene. Em um prato junte os camarões e tempere com o molho de vinagre reduzido, azeite e mel.
Rendimento: 4 porções
Sugestão do restaurante Sallvattore
Fonte: Site TERRA
Mix de folhas e carpaccio de rabanete ao molho de erva doce

Ingredientes
1/2 maço de alface crespa roxa
1/2 maço de radicchio
1/2 maço de alface frise
1/2 maço de rúcula
1/2 maço de agrião
2 rabanetes
150 ml de azeite
1/2 cebola
50 g de semente de erva doce
Sal a gosto
Modo de preparo
Higienizar as folhas e reservar. Cortar o rabanete em rodelas bem fininhas, colocar num bowl com gelo e deixar por 15 minutos. Para o molho, juntar o azeite, a cebola cortada em cubos pequenos, a erva-doce e o sal. Montar as folhas como buquê com o carpaccio de rabanete. Regar com molho e servir.
Rendimento: 2 porções
Sugestão do restaurante Uni (MASP)
Fonte: Site TERRA
Insalata Mista con Tonno

Ingredientes
80 g de alface americana picada
40 g de alface crespa
40 g de rúcula baby
100 g de tomate caqui
10 g de cebola fatiada em rodelas
½ lata de atum 4 azeitonas pretas
150 g de palmito
Molho
30 ml de azeite balsâmico
90 ml azeite
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes em uma travessa e tempere a gosto com o molho.
Rendimento: 1 porção
Sugestão do restaurante Andiamo
Fonte: Site TERRA
Salada Italiana

Ingredientes
50 g de alface rasgada
50 g de rúcula
06 rodelas de tomate fresco
06 rodelas de tomate seco
20 g de parmesão em lascas
10 g de bacon em cubos frito
5 g ( 1 colher de chá) de alho frito
50 ml de molho especial
Modo de preparo
Coloque em um prato (quadrado) a alface e a rúcula misturadas, dando altura para as folhas. Distribua os demais ingredientes, encaixando entre as folhas de forma harmoniosa. Por fim espalhe as lascas de parmesão. Molho cítrico é um bom acompanhamento.
Sugestão da Risotto Mix
Fonte: Site TERRA
Vinho combina com salada?

A maior dificuldade de harmonizar vinhos com saladas é quando esta tem como tempero uma vinagrete. A acidez da salada dificulta a combinação com o vinho. O mesmo acontece quando há a presença de folhas mais amargas, como endívias ou radicchio. Mas cada tipo de salada pede uma variedade de vinho.
O primeiro vinho a se pensar sempre junto com as saladas são os feitos com a uva Sauvignon Blanc, que, por sua elevada acidez natural, costumam harmonizar bem. Os feitos em Bordeaux, os oriundos do Loire (Poully-Fumé, Sancerre etc.), os chilenos do Vale de Leyda e San Antonio, os californianos e também, em especial, os neozelandeses que têm brutal (e maravilhosa) acidez.
Vinhos brancos de grande acidez sempre vão bem com saladas, como os Pinot Grigio italianos, os vinhos da Rueda espanhola feitos com a castas Verdejo, os feitos com as castas Fernão Pires e Arinto em Portugal, e até mesmo os vinhos verdes. Saladas nobres, como a de lagosta servida fria (com ou sem maionese) casam bem com os Alvarinhos portugueses ou com os albariños espanhóis.
Vimos que é possível, desde que suavizada em seus elementos ácido e salgado, harmonizar as saladas com os vinhos.
Comments