Galopé, você conhece este prato?
- José Rosa
- 22 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
O “Galopé” é um prato feito com Galo caipira e pé de porco, ave com porco definitivamente é uma associação oportuna – e deliciosa!

Eu estava na fazenda de Luiz Guarino, o sogro da minha filha , em São Fidelis, interior do Rio de Janeiro, quando ouvi pela primeira vez falar em "galopé". Luiz disse que desde criança era comum na sua casa fazer o galo com pé de porco. Eu fiquei curioso e fui pesquisar.
Não consegui identificar a origem correta deste prato, pois a literatura é bem restrita. Em algumas literaturas ele é atribuído à cozinha nordestina em outras que seria uma comida mineira mas não achei nada de concreto.
O fato é que o "Galopé" é uma comida "da roça" e cada local faz sua adaptação no modo de fazer e temperos dando a sua assinatura local.
O prato é uma combinação inusitada aonde combinamos o sabor da carne de galo caipira com a carne de porco, mas segundo os Chefs que postaram suas receitas o segredo está em utilizar o “galo caipira”, que é muito mais saboroso e alguns tambem sugerem os "cambitos" do porco, que é a parte da frente do pé, por ser mais saboroso. .

Para quem imagina um prato pesado, fica a constatação pessoal que essa previsão não se confirma. O Galopé é tranquilíssimo nesse aspecto e surpreende pela leveza. É para comer sem culpa, acompanhado de arroz branco e uma combinação muito boa para incluir quando for servir este prato é o tutu.
Agora que já que sabemos pouco do Galopé o melhor mesmo é provar esta delícia de comida. A receita é simples: a base é de um galo caipira ao molho e os pés de porco, cozidos separadamente, com boa escaldação para tirar sobras, gorduras e aromas indesejáveis.
Então vamos a receita:
INGREDIENTES
2 kg de carne de galo --
2 kg de pé de porco;
1 cebola;
2 tomates maduros, sem sementes;
1 maço de cebolinha;
1 copo (200 ml) de óleo;
1/2 colher de pimenta malagueta;
Sal a gosto;
1 colher (café) de colorau.
MODO DE PREPARO
Como preparar o pé de porco:
Numa panela com água, colocar o pé de porco até levantar fervura, para limpar.
Caso a carne seja comprada salgada, repetir a fervura por duas vezes. Escorrer.
Numa panela com meio copo de óleo, uma pitada de colorau e sal, refogar o pé até dourar.
Acrescentar água, até cobrir, e cozinhar (na pressão) por 20 minutos.
Escorrer e reservar.
Como preparar o galo:
Ferventar e refogar do mesmo jeito que fez a carne de porco.
Quando estiver cozido, acrescentar o pé. Deixar ferver.
Pôr o tomate, a cebola e a cebolinha picados, tampar a panela e deixar no fogo por três minutos, até engrossar o caldo.
Salpicar a cebolinha para enfeitar (quando estiver na travessa).
Comments