top of page

ICEWINE - O VINHO DOCE QUE VEIO DO GELO

  • Foto do escritor: José Rosa
    José Rosa
  • 10 de jul. de 2018
  • 4 min de leitura

Não importa de que parte do mundo eles são, os IceWine são tesouros para serem saboreados. Já se passaram meses desde a tradicional colheita da uva, mas na região de vinhos gelados, fileiras e mais fileiras de uvas amadurecem sobre as videiras geladas.

O IceWine ou vinho de gelo (Eiswein na Alemanha) é um tipo de vinho de sobremesa produzido a partir de uvas que foram congeladas enquanto ainda na videira. Os açúcares e outros sólidos dissolvidos não congelam, mas a água o faz, permitindo que um suco de uva mais concentrado se desenvolva. O mosto das uvas é prensado das uvas congeladas, resultando em uma quantidade menor de vinho mais concentrado e muito doce. Com os vinhos de gelo, o congelamento acontece antes da fermentação, não depois. Ao contrário das uvas de que são feitos outros vinhos de sobremesa, como Sauternes, Tokaji ou Trockenbeerenauslese, as uvas de vinho de gelo não devem ser afetadas por Botrytis cinerea ou podridão nobre, pelo menos em grande parte.


Apenas as uvas saudáveis ​​mantêm-se em boa forma até que surja a oportunidade para uma colheita do IceWine, que em casos extremos pode ocorrer após o Ano Novo. E às vezes até janeiro ou fevereiro as uvas murcham e congelam, concentrando seus açúcares, ácidos e essências de frutas é isso que dá ao Ice Wine sua característica doçura refrescante equilibrada pela alta acidez.

Envolta por redes que protegem as uvas de aves famintas e do clima, elas ficam perigosamente esperando que a Mãe Natureza as abençoe com seu toque gelado.

O Icewine é o ouro líquido dessas jóias.

As aves são conhecidas por destruir plantações inteiras. E mesmo quando a rede é instalada, as uvas podem ser vítimas de uma série de outros perigos - javali, doença, mofo, chuva, vento ou granizo. O tempo de inverno excepcionalmente quente pode frustrar completamente a colheita de um vinho gelado.


A produção de vinho gelado está limitada à minoria das regiões vitícolas do mundo, onde se pode esperar que as temperaturas frias necessárias sejam alcançadas com alguma regularidade.


A Alemanha e o Canadá são os principais produtores de vinhos tradicionais de gelo. Cerca de 75% do vinho gelado no Canadá vem do Ontário, mas a Áustria, a Suíça e os Estados Unidos, particularmente o Michigan e a região de Finger Lakes, em Nova York, também produzem este vinho maravilhoso.

Os vinhos tradicionais de gelo são feitos com uvas - geralmente variedades altamente aromáticas e de alta acidez, como Riesling, Gewürztraminer, Vidal Blanc, Sylvaner e até Cabernet Franc - nas videiras até que as temperaturas caiam para mínimas extremas (por lei, pelo menos 19,4˚F in Alemanha, 17.6˚F no Canadá).

Em condições ideais, as uvas se desidratam e se concentram durante o inverno. Uma vez que uma geada profunda atinge, eles congelam em pallets gelados que são meticulosamente colhidos, geralmente na calada da noite, enquanto as temperaturas permanecem frias.


Lutando contra o congelamento e a falta de sono, os catadores correm contra o tempo e a temperatura para escolher, selecionar e pressionar a fruta gelada enquanto ainda está congelada. Sob intensa pressão hidráulica, as uvas ejetam uma quantidade minúscula de essência concentrada e açucarada, enquanto o teor de água permanece como gelo.


A produção de vinho gelado é arriscada pois a geada pode não ocorrer antes de as uvas apodrecerem ou serem perdidas e requer a disponibilidade de uma força de trabalho suficiente para colher toda a colheita em poucas horas, no primeiro momento da manhã, que está frio o suficiente. Isto resulta em quantidades relativamente pequenas de Ice Wine, tornando os vinhos de gelo geralmente bastante caros.


Mesmo após a fermentação, os vinhos acabados permanecem intensamente adocicados, com perfis de frutos puros e acidez concentrada que equilibram o açúcar no palato. Na melhor das hipóteses, os vinhos são sedosos e ondulam com sabor e textura.

Entre os melhores vinhos de sobremesa do mundo, os Ice Wine são combinações ideais com queijo, foie gras e outras deliciosas iguarias.

O Vinho Canadense

O primeiro vinho canadense produzido comercialmente foi lançado em Peachland, Colúmbia Britânica em 1978. Em contraste com a maioria das outras regiões produtoras de vinho, o Canadá, particularmente a Península de Niagara, sofre congelamento durante o inverno e se tornou o maior produtor de IceWine do mundo

Agora é produzido em todas as províncias vinícolas do Canadá, especialmente em Ontário, Colúmbia Britânica, Quebec e Nova Escócia. A produção de ice wine no Canadá é regulada pela Vintners Quality Alliance nas províncias da Colúmbia Britânica e Ontário. Se o teor de açúcar nas uvas for inferior a 35 ° Brix, então eles não podem ser usados ​​para Ice Wine, um mínimo consideravelmente maior do que o da Eiswein alemã.


Estas uvas são frequentemente desclassificadas para uma designação mais baixa, como por exemplo, Colheita Especial Select Late ou Select Late Harvest. As regras canadenses foram reforçadas na Colúmbia Britânica em 2000, depois que um produtor lidou com o inverno ameno de 1999, movendo uvas até as montanhas para buscar temperaturas congelantes.

Embora Pelee Island Winery e Hillebrand tenham sido os primeiros produtores comerciais de vinho do Canadá, iniciando a produção em 1983, a Inniskillin Wines é considerada a produtora de gelo canadense mais conhecida como a primeira vinícola canadense a ganhar um grande prêmio internacional, o Grand Prix d'Honneur. 1991 Vinexpo na França, com a Vidal Icewine de 1989 (que era tecnicamente uma importação ilegal na UE ), colocando os Ice Wine, vinhos de gelo canadenses, no cenário mundial. A Vinícola Pillitteri Estates surgiu na década de 2000 como a maior produtora de vinho gelado do mundo. Em novembro de 2006, o produtor canadense Royal DeMaria lançou cinco caixas de ice wine Chardonnay com um preço de meia garrafa fixado em U$ 30.000, tornando-o o vinho mais dispendioso do mundo.


Comments


RECENTES

Blog Amigo

PESQUISA POR TAGS
ARQUIVOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page