COMO ABASTECER SUA PRIMEIRA ADEGA – DICAS PARA VOCE COMEÇAR UMA COLEÇÃO DE VINHOS.
- José Rosa
- 15 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Começar uma adega não é uma tarefa difícil, mas existem alguns cuidados que precisamos ficar atentos.
Neste post vou apresentar algumas sugestões sobre a Adega, os Vinhos, a Quantidade e etc, para quem está começando neste mundo maravilhoso dos vinhos e quer ter uma pequena adega em casa. Ou mesmo aqueles que já são habitues, mas não tem uma adega em casa.

É claro que não existe uma regra definida para fazer a carta de vinhos de uma adega residencial. O que estou apresentando é uma sugestão para um ponto de partida e poderá ser muito útil para você que ainda não tem uma adega em casa.
O gosto pessoal, a média de consumo, o espaço disponível em sua casa e a disposição de investimento é que vão nortear a sua decisão na hora de montar sua adega.
PREFERÊNCIAS PESSOAIS
O seu habito e preferência por determinado tipo de vinho vai dar a diretriz principal, mas isto só não será o suficiente. Temos que considerar também que o vinho é para compartilhar, degustar com amigos aproveitando os bons momentos da vida etc, logo temos que ter em nosso estoque vinhos que também agradem nossos convidados.
Tradicionalmente o brasileiro consome mais vinho tinto e em seguida vem os brancos, espumantes e rosés. Então a minha sugestão busca proporções que atendam esta característica de consumo brasileira.
MÉDIA DE CONSUMO
Aqui temos uma questão exclusivamente pessoal e intrasferível. Cada pessoa tem seu costume e vida social. A minha sugestão procura atender a vários tipos de consumidores. Aquelas pessoas que estão começando a degustar ou tem um habito de consumo mais moderado até um consumidor mais tradicional e habituado a consumir o néctar dos Deuses rotineiramente.
Para organizar as ideias e ser mais didático criei uma nomenclatura (que não é nenhuma regra) para descrever a nossa adega, chamei de Adega Básica, para atender ao consumo de 04 garrafas por semana. Insisto que é uma sugestão, o consumo é pessoal.
ESPAÇO DISPONÍVEL
O espaço é importante, todavia se pensarmos em adegas climatizadas destas que podemos comprar nas grandes lojas e magazines, a decisão do espaço fica mais facilitada. Se houver o interesse de construir uma adega, aí sim esta decisão vai complexa e deverá levar em conta outros fatores, mas não vou entrar neste mérito aqui.
Se você quiser saber um pouco mais sobre ambientes ideais e disposição de adegas em sua casa, reveja o meu post:
INVESTIMENTO
Este tema é muito importante, é obvio, mas procurei estabelecer uma média de vinhos proporcional ao consumo e capacidade de guarda para a adega sugerida. E o investimento neste caso será algo viável.
Independente do tamanho ou do consumo podemos ter desde vinhos simples até os mais importantes exemplares, mas como a ideia é sugerir um ponto de partida não inclui nenhum vinho de custo muito elevado.
Então vamos a Adega !
ADEGA BÁSICA
O mercado possui uma série de equipamentos e a capacidade é padronizada. Podemos encontrar adegas climatizadas com capacidade para 06, 08, 12, 24, 33, 48 e 90 entre outras.
Para nossa Adega Básica vamos utilizar uma com capacidade para 33 garrafas e dual zone, aonde você tem a possibilidade de manter vinhos em temperaturas diferentes ao mesmo tempo.
Segue a minha sugestão de uma adega que você pode encontrar no mercado, mas que se preferir pode adquir aqui mesmo clicando no link abaixo e indo diretamente a loja:
A Adega Brastemp BZB33BE com capacidade para 33 Garrafas possui a tecnologia Dual Zone, dois compartimentos com controle de temperatura independentes. Conta também com Painel Eletrônico Touch, prateleiras com acabamento em madeira, puxador metálico e portas de vidro triplo.
A QUANTIDADE DE VINHOS
Conforme citado anteriormente os tintos serão o maior volume de nossa adega e a distribuição ficará assim:
TINTOS – 20 GARRAFAS
BRANCOS – 04 GARRAFAS
ESPUMANTES – 04 GARRAFAS
ROSÉS – 02 GARRAFAS
- Não é interessante completar a capacidade total da adega por isso temos que deixar uma folga.
Fiz uma seleção de vinhos por países, mas com o passar do tempo você pode ir modificando de acordo com sua preferência.

SUGESTÃO DOS VINHOS
A seguir estou apresentando a minha sugestão para os primeiros 30 vinhos de sua adega.
É só clicar na imagem que você será redirecionado direto para a loja.
Aproveitem !
Portugal
Chile
Itália
França
Espanha
Brasil

Argentina
África do Sul
Austrália
Uruguai
Commentaires