A PRODUÇÃO DE VINHOS DO BRASIL - PARTE 4 - MINAS GERAIS
- José Rosa
- 20 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
COMO ESTÁ DISTRIBUIDA A PRODUÇÃO DE VINHOS NO BRASIL ?
Na sequencia da série de posts A PRODUÇÃO DE VINHOS DO BRASIL hoje vou mostrar o estado de Minas Gerais.
A produção vitivinícola no estado de Minas Gerais é composta por três segmentos:
Um segmento tradicional, produção no sul do estado, que tem o seu foco principal na produção de uvas americanas e híbridas e na elaboração de vinho de mesa e suco de uva.
Um segundo segmento, no norte do estado, produtor de uvas de mesa, sob condições irrigadas, na região de Pirapora.
E, o terceiro segmento, este mais recente e difuso em áreas de altitude do Estado, avançando, inclusive em municípios limítrofes ao estado de São Paulo, que está focado na produção de uvas viníferas para a elaboração de vinho fino.
Cada segmento tem características peculiares de estrutura fundiária, tecnologia de produção e estratégias de comercialização.

Minas Gerais
Sul de Minas

A viticultura da região Sul do Estado de Minas Gerais, ao longo da história, consagrou-se como produtora de vinhos de mesa, elaborados com as variedades Bordô, localmente chamada de “Folha de Figo”, Jacquez e Niágara, tendo como principais produtores os municípios de Caldas, Andradas e Santa Rita de Caldas. Embora de forma ainda pouco organizada e baseada em iniciativas isoladas, a exploração da atividade do enoturismo já é uma realidade.
Norte de Minas

A viticultura foi introduzida no norte de Minas Gerais pela colônia japonesa. A colheita é feita no período de estiagem, entre os meses de julho e outubro. A uva é destinada ao mercado interno.
Região Serrana do Espírito Santo
Este polo vitivinícola é privilegiada por uma paisagem com grandes belezas naturais, o que propiciou, a partir de programas oficiais, a organização e o desenvolvimento do turismo regional. Neste contexto, a uva, o vinho e outros derivados, como o suco de uva e a gastronomia, constituem os principais atrativos. A crescente venda direta aos turistas, associada às oportunidades de comercialização dos produtos na grande Vitória, estimulou, em anos recentes, a retomada da vitivinicultura, tanto para a venda de fruta in natura como para a produção de vinhos e suco de uva.
Leia os post desta série, click nos links abaixo e reveja:
Comentarios